sábado, 30 de maio de 2015

Câmara participa de reinauguração da Biblioteca Municipal de Varginha





Adicionar legenda
O presidente da Câmara de Varginha, vereador Rômulo Azevedo Ribeiro juntamente com o vereador Leonardo Ciacci, participaram na manhã desta sexta-feira (29) da inauguração da revitalização da Biblioteca Pública Municipal com os serviços do Centro de Formação Tecnológica, que funcionará integrado com uma Biblioteca Virtual e Lan House Comunitária, destinados prioritariamente aos jovens.
O evento de reinauguração foi conduzido pelo Diretor- Superintendente da Fundação Cultural de Varginha Prof. Francisco Graça de Moura e o descerramento da faixa foi feito pelo Presidente da Câmara Rômulo Azevedo, juntamente com o Prefeito Municipal Antônio Silva, pela Diretora da Biblioteca Ernestina Maria Campos Dantas e pela Secretária Municipal de Educação Rosana Aparecida Carvalho. 
O espaço da Biblioteca foi revitalizado com novas estantes, armários funcionais, mesas e cadeiras para as salas de leitura e de pesquisa. Além disso, serão oferecidos 30 cursos e oficinas através do Centro de Formação Tecnológica.
De acordo com Rômulo, o novo espaço será importante para a preservação e o desenvolvimento cultural da cidade de Varginha. “Esse espaço vai proporcionar para nossa população um espaço aconchegante para que possam fazer pesquisas ao acervo físico da entidade e ao mesmo tempo terão a oportunidade de usar a tecnologia para acessar grandes bibliotecas virtuais”, disse o presidente da Câmara.
A Biblioteca Pública de Varginha atende no prédio da Casa da Cultura, na Praça Governador Benedito Valadares, 141, Centro.
Mirella PenhaChefe do Serviço de ComunicaçãoJornalista MTB - 13314     
(35) 3219-4757 - (35) 8815-6045www.camaravarginha.mg.gov.br


Resumo das proposições (27) da Câmara de Varginha. Atenciosamente,







Dr. Adilson Rosa
Indicações:

·     Solicitando ao Prefeito Municipal e à Selt Engenharia Ltda que sejam tomadas as providências necessárias para a melhoria da iluminação pública na Rua Joaquim Rodrigues dos Reis, antiga Rua "R", no Park Rinaldo.

·        Solicitando ao Prefeito Municipal a realização de recapeamento asfáltico no trevo existente na Avenida Celina Ferreira Ottoni, próximo a Fertipar.


Dr. Armando Fortunato


Indicação:

·        Solicitando ao Prefeito Municipal providências cabíveis, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos e do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito – DEMUTRAN, para recapeamento asfáltico e instalação de sinalização tipo "olho de gato" na Avenida Murilo Paiva, no Parque Mariela.

Requerimento:

·        Solicitando ao Prefeito Municipal e ao Diretor do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito – DEMUTRAN, Sr. Eduardo Sepini, solicitando a seguinte informação: Qual a previsão do início das obras de construção de uma rotatória na Avenida Presidente Castelo Branco, nas proximidades do Via Café Garden Shopping / Hospital Humanitas, no Jardim Petrópolis?




Carlos Costa

Indicação:

·        Solicitando ao Prefeito Municipal e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos para, em regime de urgência, tomar as seguintes providências com relação à Rua José Andrade Nogueira, no Bairro Imaculada Conceição: limpeza dos terrenos, segundo os moradores, de propriedade da Prefeitura Municipal de Varginha, em ambos os lados da rua, no trecho entre as ruas Maria Amélia de Jesus e Domingos de Souza. Construção de calçadas no referido trecho em ambos os lados da rua. Instalação de postes e iluminação pública na Rua José Andrade Nogueira entre as ruas Maria Amélia de Jesus e Domingos de Souza. Corrigir a placa com nomenclatura de rua, pois a placa da Rua José Andrade de Souza está na Rua Humberto Tavares de Aguiar.


Requerimento:

·        Solicitando ao Prefeito Municipal ao chefe do Demutran e ao responsável pelo transporte coletivo municipal solicitando as seguintes informações sobre as vans escolares: Quantas vans estão autorizadas a realizar o transporte escolar em nossa cidade?   Quantas vans estão efetivamente realizando este serviço?         Quando será feita licitação para implantação do serviço de novas vans e ou regularização de algumas que estão transitando sem autorização? Quando foi feita a última fiscalização das vans que estão hoje realizando o serviço de transporte em nosso município e para quando está marcada a próxima fiscalização?

Projeto de Lei:

·       Apresentou o Projeto de Lei Nº 38/2015: QUE DISPÕE SOBRE DENOMINAÇÃO DE LOGRADOURO PÚBLICO.


Pastor Fausto

Requerimento:

·        Solicitando ao Prefeito Municipal as seguintes informações acerca da qualidade da água da mina existente na Escola Estadual Pedro de Alcântara, no Bairro Bom Pastor:       Com qual frequência a qualidade dessa água tem sido inspecionada? Favor enviar uma cópia do último laudo de inspeção. Seria possível canalizar essa água para utilização na limpeza e uso sanitário da escola?

Projeto de Lei:

·        Apresentou o projeto de lei Nº 36/2015, que institui o Dia Municipal da Conscientização da Síndrome de Down no âmbito do Município de Varginha.


Joãozinho Enfermeiro

Indicações:

·        Solicitando ao Prefeito Municipal e à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos - SOSUB para que seja realizada a melhoria da pavimentação da Praça Santa Cruz.

·        Solicitando ao Prefeito Municipal e à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos – SOSUB, que seja instalada uma faixa elevada de pedestres na Avenida Princesa do Sul, próximo ao número 2290.

Projeto de Lei:

·        Apresentou Projeto de Lei nº 40/2015 que dispõe sobre o direito ao aleitamento materno e dá outras providências.


Jorge Direne Ribeiro

Indicação:

·        Solicitando ao Prefeito Municipal e ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, providências para realização de capina e limpeza e/ou notificação aos proprietários para tal fim, nas calçadas e lotes de terrenos situados na Rua Manoel de Oliveira e Silva, no Bairro Santa Luiza.

Requerimento:

·        Solicitando ao Prefeito Municipal as seguintes informações a respeito da 2ª Feira de Maio de Economia Criativa: Quanto foi a despesa total do Município com o evento? Qual foi o montante da receita gerada com a feira? Há algum retorno financeiro ao Município?


Leonardo Vinhas Ciacci

Indicações:

  • Solicitando ao Prefeito Municipal e à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos para que sejam realizadas as seguintes melhorias nos bairros Santa Terezinha, Nova Varginha e Princesa do Sul: Melhorias das sinalizações horizontais das vias públicas em toda a extensão dos bairros; Substituição das lâmpadas queimadas nos postes localizados nos bairros, especialmente no final da Rua Projetada que liga o bairro Nova Varginha ao Santa Terezinha; Construção de uma academia de rua no bairro Santa Terezinha.
  
·        Solicitando ao Prefeito Municipal que sejam tomadas as providências necessárias para a construção de creche nos bairros Vila Barcelona e Jardim Damasco.


Projeto de Lei:

·        Apresentou o projeto de lei Nº 39/2015, que dispõe sobre denominação de logradouro público.


Racibe da Acrenoc

Indicação:

·        Solicitando ao Prefeito Municipal estudos e planejamento para a realização de reuniões mensais com pais e responsáveis pelos alunos matriculados nas escolas públicas, para a prevenção ao uso de drogas e conhecimento das consequências neurológicas e sociológicas da dependência química.

Requerimento:

·        Solicitando ao Prefeito Municipal as seguintes informações sobre pessoas em situação de rua no município: Há algum cronograma de ações voltadas a essas pessoas? Se houver, encaminhar para a Câmara para acompanhamento e participação. Aqueles não domiciliados em Varginha são encaminhados para as suas cidades? Em caso afirmativo, existe algum acompanhamento para certificar-se de que foram realmente para o seu destino ou se ainda continuam nas ruas da cidade? 


Reginaldo Tristão

Requerimentos:

·        Solicitando ao Prefeito Municipal através da Secretária Municipal de Educação, solicitando as seguintes informações: Por que a obra da creche do Bairro Sagrado Coração está paralisada? Qual providência está sendo tomada e qual a data para retorno dos trabalhos? Qual é a data prevista para a conclusão e entrega da obra à população local?

·        Solicitando ao Prefeito Municipal as seguintes informações: Qual é a capacidade agrícola do município? Onde estão localizadas as áreas com potencial de produção agrícola, produção de grãos, leguminosas, frutas, raízes e folhas no Município? Estas áreas estão produzindo atualmente? Existe algum projeto para incentivar produção agrícola nessas áreas? Como é a disponibilidade de água dessas regiões? Que providência o Município pode tomar para que os loteamentos desordenados não destruam as áreas de produção agrícola do Município? É realizada fiscalização em construções às margens dos rios, para que sejam respeitadas as leis estabelecidas?


Rogério Bueno

Indicação:

·        Solicitando ao Prefeito Municipal retomada do convênio com a Secretaria de Estado de Defesa Social – SEDS para a colocação de recuperandos da Subsecretaria de Administração Prisional – SUAPI na realização de serviços de capina e limpeza no Município.

Requerimento:

·        Solicitando ao Prefeito Municipal as seguintes informações acerca do disposto no Decreto n. 8.407, de 24 de fevereiro de 2015, que dispõe sobre a realização, no exercício de 2015, de despesas inscritas em resto a pagar não processados e dá outras providências: o Município possui recursos financeiros do Governo Federal que tenham sido inscritos em restos a pagar entre os anos de 2013 e 2014, bloqueados nos termos do Decreto 8.407/2015? Se afirmativo, discriminar a que se referem tais recursos. O Município atuará com o objetivo de evitar que os saldos de empenhos de restos a pagar bloqueados sejam cancelados automaticamente? Que medidas foram ou serão tomadas para que tais recursos sejam devolvidos?



Sérgio Takeishi

Indicação:

·        Solicitando ao Prefeito Municipal realização dos serviços de capina do mato e limpeza da calçada em torno de área pertencente ao Município, na Rua Janaúba, Parque Boa Vista.


Requerimento:

·        Solicitando ao Prefeito Municipal as seguintes informações: Há estudos para que a Gratificação de Produtividade, recebida por diversas categorias de servidores, passe a sofrer recolhimento previdenciário para o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Varginha - IMPREV? Há estudos para que a referida gratificação passe a integrar a remuneração quando da aposentadoria do servidor?

Projeto de Lei:

·        Apresentou o projeto de lei Nº 37/2015, que dispõe sobre denominação de logradouro público.




Zacarias Piva

Indicações:

·        Solicitando ao Prefeito Municipal iluminação pública nas passarelas do ribeirão, na Avenida Zoroastro Franco de Carvalho, Bairro Santa Maria.

·       Solicitando ao Prefeito Municipal que seja celebração convênio com a Polícia Militar para instalação de um posto policial na Avenida dos Imigrantes, em frente à quadra, no bairro Santa Maria.
Mirella PenhaChefe do Serviço de ComunicaçãoJornalista MTB - 13314     
(35) 3219-4757 - (35) 8815-6045www.camaravarginha.mg.gov.br


terça-feira, 26 de maio de 2015

Secretaria de Saúde abre edital para contratação de médicos para a UPA



A Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Saúde  vai abrir SELEÇÃO SIMPLIFICADA, para a contratação de 24 médicos para a UPA, sendo 02 Cirurgiões geral, 15 Clínicos geral e 07 pediatras.

Os interessados devem procurar pelo setor de pessoal da UPA, à Rua Farmacêutico Jair Santana, bairro Padre Vitor, no período de 25 a 29 de maio, das 8h às 11h e das 14h às 17h, munidos de cópias  de Carteira de Identidade,   Registro no Conselho Regional de Medicina, Títulos e experiência e comprovante de endereço.


O prazo para contratação será de 06 meses e/ou provimento do cargo por concurso e os Requisitos para inscrição são gozar dos direitos políticos;estar em dia com as obrigações eleitorais;estar quite com as obrigações militares, se do sexo masculino; ter habilitação legal e estar devidamente inscrito no órgão fiscalizador da profissão; possuir todos os requisitos exigidos para o cargo constante deste Edital, com documentação hábil à data da inscrição; cumprir as determinações deste Edital.

 
A seleção constará de Prova de Títulos, Cursos de aperfeiçoamento profissional e experiência em atendimento em Pronto Atendimento de caráter classificatório, tendo o total máximo de 93 pontos. A classificação dos candidatos será elaborada na ordem decrescente do total de pontos obtidos. O critério de desempate será pelo candidato mais idoso.


A listagem dos candidatos classificados será afixada na recepção do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Varginha, à Rua Júlio Paulo Marcelini, 50 - Vila Paiva, e da Secretaria Municipal de Saúde – Av. Major Venâncio, n° 100, Centro. O resultado estará disponível no site do município – www.varginha.mg.gov.br e publicado no Órgão Oficial do Município.

O processo seletivo será válido pelo período de 1 ano contado a partir da publicação da classificação final e/ou até o provimento do cargo por servidor efetivo. A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das regras e condições estabelecidas neste edital.


                                             CRONOGRAMA

Data
Horário
Atividade
Local
25.05.2015 a 29.05.2015
8h às 11h e de 14h às 16 horas

Inscrição
UPA – Unidade de Pronto Atendimento / Setor de Pessoal – Endereço: Rua Farmacêutico Jair Santana, 113 – Padre Vitor – Varginha/MG
01.06.2015
15horas
Divulgação da Classificação
DRHU – Departamento de Recursos Humanos – Rua Júlio Paulo Marcelini, 50 – Vila Paiva- VARGINHA- MG
02.06.2015
8h às 11h e de 14h às 17h
Interposição de Recurso
03.06.2015
9 horas
Classificação Final / Publicação no Órgão Oficial e Site do Município.







Processo de Escolhas de Conselheiros Tutelares Fique atento ao prazo para inscrição




Período de Inscrição: De 15/06/2015 à 03/07/2015
Horário: de 8h às 17h
Local: COMDEDICA (Anexo a SEHAD)
Endereço: Avenida Benjamin Constant Nº 1000  Bloco 01 (Terminal rodoviário)
Telefones para informações: 3690-1430 - 3690-2081 - 3690-1322
 Informações gerais disponíveis no órgão oficial do Município nº 970 de 08 de abril de 2015 (www.varginha.mg.gov.br )

Jorge Direne pede solução para problema na Avenida dos Tachos



Aqueles que transitam pela Avenida dos Tachos, na altura do número 600, já puderam constatar que não há calçadas em boa parte do trecho.  Em dias de chuva, o barro que escorre do loteamento Sete de Outubro acaba passando pela pista e dificultando a passagem dos cidadãos e até o trânsito dos veículos.
“Tanto os munícipes que passam por esse local quanto os que moram por perto, estão muito preocupados, pois o aumento do fluxo de veículos no local, principalmente aos finais de semana, possibilita um risco elevado de acidentes e atropelamento.” – ressaltou Jorge Direne.
A solução para o problema seria a implantação de uma faixa de pedestres elevada. Isso faria com que os veículos reduzissem sua velocidade, diminuindo assim, os riscos de derrapagens e atropelamentos.
“Além de propiciarem um local adequado e seguro para a travessia das vias públicas, as faixas de pedestres elevadas são uma importante ferramenta de acessibilidade, facilitando os deslocamentos das pessoas que possuem mobilidade reduzida.” – justificou o vereador.
Uma indicação foi enviada à Prefeitura Municipal. Agora, fica a cargo da Secretária Municipal de Obras e Serviços Urbanos, esclarecer quando as obras terão início a fim de proteger todos aqueles que passam pelo local citado.
Mirella Penha Chefe do Serviço de Comunicação Jornalista MTB - 13314     
(35) 3219-4757 - (35) 8815-6045 www.camaravarginha.mg.gov.br


Equipe de Varginha disputa o Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa



Varginha estará representada no Campeonato Brasileiro de Duplas e Individual de Tênis de Mesa. A competição começa nesta quarta-feira (27) e vai até domingo (31), em Campo Grande, Rio de Janeiro. A equipe varginhense, que viajou na manhã desta terça-feira 26, é composta pelos atletas: Wesley Rosa, Lucas Paiva, Álvaro Dias Valério, Alberto Valério, Rodrigo Reis, Gabriela Barbosa, Gustavo Barbosa, Maria Elisa Policárpio, Carlos Paiva, João Paulo Carvalho e Décio Carvalho, além de outro atleta que virá de Belo Horizonte para defender a camisa de Varginha.
De acordo com Carlos Paiva, a expectativa é conquistar medalhas. “Maria Elisa é cabeça de chave, já tem duas medalhas de ouro na Copa Brasil, nesse ano, na categoria Juvenil Feminino, Wesley conquistou prata na categoria Absoluto A e Lucas foi bronze na Categoria Infantil também na Copa Brasil”, cita Carlinho. Ele completa informando que Álvaro Dias Valério vai disputar na categoria mirim e Rodrigo vai formar dupla com Lucas, no infantil.
A equipe é da Associação Varginhense de Esportes (AVE). A Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) apoia fornecendo o transporte dos atletas até o local do Campeonato, no Estado do Rio de Janeiro.

Varginha ganha autorização e veículo do UBV pesado continua no município mais sete dias





O veículo que faz o fumacê pesado contra o mosquito da dengue, ficará pelo menos mais sete dias na cidade. A autorização foi dada depois que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde solicitou que a caminhonete continuasse no município. Assim, já começa nesta terça-feira, o trabalho em mais oito bairros com maior incidência de casos de notificações de dengue. Depois de concluir essa programação, o trabalho recomeça novamente. Essa agenda será seguida caso não haja imprevistos como chuva, pois se chover, o trabalho tem que ser interrompido.
Os moradores devem deixar as portas e janelas abertas, recolher a roupa do varal, tampar gaiolas, viveiros, aquários e alimentos dos animais como água e comida.
Dia                                        Período                               Bairros
Terça-feira (26)                               16h-20h                               Jardim Ribeiro e Primavera
Quarta-feira (27)             4h-8h                    Centenário I
                                               16h-20h               Centenário II e Santana
Quinta-feira (28)             4h-8h                    Santana e São Geraldo
                                               16h-20h               Bom Pastor
Sexta-feira (29)                               4h-8h                    Centro
                                               16h-20h               restante do Bom Pastor

Paralelamente, prossegue também o fumacê intercostal com duas bombas. Compondo as ações do município, a Prefeitura vai realizar nesta quarta-feira, o Mutirão da Dengue, no bairro Carvalhos. Serão recolhidos materiais como pneus velhos, móveis, podas de árvores, restos de construção civil, dentre outros. Os atiradores do TG também estão na mobilização e visitam residências para orientar e conscientizar sobre a importância de toda a sociedade no combate à dengue.  A Prefeitura executa um trabalho ininterrupto contra a dengue, inclusive nos feriados, as equipes de fumacê não pararam.
Na Unidade de Pronto-atendimento (UPA), no mês de maio já foram 661 notificações de casos, sendo 156 confirmados. O mês de maio ainda é período crítico para incidência da doença, por isso, a importância de toda a comunidade se mobilizar no combate.
Como cada um pode fazer a sua parte:
1 - Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 - Não jogue lixo em terrenos baldios.
4 - Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

5 - Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.

6 - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

8 - Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.

9 - Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

10 - Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.

11 - Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.

Fonte: Ministério da Saúde

MOSQUITO
O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas.

Tratamento

Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue. Tomar muito líquido para evitar desidratação e utilizar medicamentos para baixar a febre e analgésicos são as medidas de rotina para aliviar os sintomas.

Pacientes com dengue, ou com suspeita da doença, precisam de assistência médica. Sob nenhum pretexto, devem recorrer à automedicação, pois jamais podem usar antitérmicos que contenham ácido acetilsalecílico (AAS, Aspirina, Melhoral, etc.), nem anti-inflamatórios (Voltaren, diclofenaco de sódio, Scaflan), que interferem no processo de coagulação do sangue.

Recomendações

* Dengue é uma doença que pode evoluir rapidamente da forma clássica para quadros de maior gravidade;

* A pessoa só desenvolve imunidade para o tipo de vírus que contraiu e pode infectar-se com outro sorotipo, o que aumenta o risco de doença hemorrágica;

* A identificação precoce dos casos de dengue é de importância fundamental para o controle das epidemias;

* Combater os focos do mosquito transmissor é a única maneira de prevenir a transmissão da doença.